quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A infinitude do Universo!

Qualquer criança sabe que o Sol é o centro do nosso Sistema Solar, mas foi um processo árduo até esse ideia ser aceita por todos.

Sistema solar tumblr - Blog Mente Viajante


Por muito tempo se acreditou na Teoria Geocêntrica, em que a Terra era o centro do universo. Nessa época, qualquer pessoa que tivesse uma ideia contrária e saísse "pregando" tal conhecimento era ameaçado e condenado pela Inquisição Católica. Foi o caso de Giordano Bruno, ou Bruno de Nola, que influenciado pelas ideias de Copérnico (Teoria Heliocêntrica, onde o Sol era o centro do universo), acreditava num universo infinito, que era povoado por uma série de estrelas infinitas, como o Sol, e por outros planetas, onde haveria vida inteligente como na Terra.

É claro que ninguém aceitou essa teoria na época, tudo o que não estivesse escrito nos livros da igreja, era totalmente errado. O desfecho dessa história foi triste, depois de muita luta, palestras e força de vontade para passar seu conhecimento adiante, foi acusado de panteísmo e queimado vivo por defender com exaltação poética a doutrina da infinitude do Universo e por concebê-lo não como um sistema rígido de seres, articulados em uma ordem dada desde a eternidade, mas como um conjunto que se transforma continuamente. :(

Essa crença mudou quando Galileu Galilei fez o primeiro uso científico de um telescópio. Fazendo observações astronômicas, descobriu que a Via Láctea é composta de miríades de estrelas, os satélites de Júpiter e as montanhas e crateras da Lua. Assim, conseguiu enfim provar que a Teoria do Heliocentrismo estava certa!

Via láctea - Blog Mente Viajante
Via láctea

Hoje em dia sabe-se que no nosso Sistema Solar consiste uma estrela média que é o Sol, os planetas, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. E também inclui os satélites dos planetas, numerosos cometas, asteróides e meteoróides. Isso tudo fica em uma galáxia, a Via Láctea, que pertence a um "aglomerado pobre de galáxias" chamado Grupo Local. A palavra pobre é por esse aglomerado possuir "apenas" cerca de 30 galáxias.
O aglomerado rico mais próximo de nós é chamado de aglomerado de Virgo (Virgem), que contém mais de 1000 galáxias. Estrelas Cefeidas na galáxia espiral M100 desse aglomerado indicam que ele está a 50 milhões de anos luz da nossa galáxia. Três galáxias elípticas gigantes dominam o centro do aglomerado de Virgo, elas são enormes, cerca de 20 vezes maiores que uma galáxia comum elíptica ou espiral.

Depois que foram descobertos os aglomerados, cientistas se perguntaram se existiam estruturas ainda maiores no universo. E existem, sim. O astrônomo francês Gérard de Vaucouleurs demonstrou que os aglomerados de galáxias também formam estruturas maiores, denominados superaglomerados de galáxias. A maioria dos superaglomerados têm milhões de anos-luz de diâmetro e contém milhares de galáxias.

Superaglomerado - Blog Mente Viajante

Vamos analisar tudo isso da seguinte forma: Moramos na Terra, um planeta com mais de 7 bilhões de pessoas, esse planeta fica em um Sistema Solar com mais 8 planetas, que estão na Via Láctea, a qual possui 100 bilhões de planetas e que ficam dentro do Superaglomerado de Virgo, que possui vários aglomerados de galáxias.
Existem muitos outros superaglomerados de galáxias espalhados pelo universo. E até onde a ciência conseguiu chegar, tudo indica que tem muito mais a ser descoberto e explorado, infinitos planetas e formas de vida.

Olhando e entendendo tudo isso dá para saber o quão pequenos nós somos diante de toda essa imensidão. É como se fossemos apenas grãozinhos de poeira flutuando pelo universo. Imagine nossos problemas e preocupações do dia a dia então...

4 comentários:

  1. A capacidade do ser em dimensionar a infinidade do infinito nos dá uma direção otimista do quanto poderemos ainda compreender.
    Parabéns Ly.
    🙌👍😃

    ResponderExcluir
  2. O quanto é infinito o respirar de um ser.
    Quantas palavras e frases para compor uma ideia.
    Quantas lágrimas para elucidar o amor.

    ResponderExcluir
  3. Continue sempre assim. Criativa, sincera e com opinião.

    ResponderExcluir