sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Resenha: Livro Donnie Darko

Resenha do livro Donnie Darko | Blog Mente Viajante

Título original: Donnie Darko
Autor: Richard Kelly
Tradutor: Antônio Tibau
Número de páginas: 254
Editora: DarkSide
Edição: Limitada (capa dura)

É uma tarefa um tanto quanto complicada falar sobre Donnie Darko, dada que é uma história muito complexa, onde cada pessoa pode tirar sua própria conclusão sobre o final do filme.

A história retrata a vida de Donnie Darko, um adolescente perturbado, sonâmbulo e com índicios de esquizofrenia, que está cursando o colegial. Em um de seus "sonhos acordados", Donnie é guiado por uma voz para fora de seu quarto e recebe uma mensagem, de um coelho macabro com 1,82m, avisando que o mundo vai acabar em 28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos.
Momentos depois, quando ele acorda, descobre que a turbina de um avião caiu na sua casa, exatamente em cima do seu quarto. A partir daí, Donnie começa a se perguntar se a previsão que teve pode ser verdadeira, e assim, vai em busca de respostas.

Resenha do livro Donnie Darko | Blog Mente Viajante

O filme é muito complexo e existem diversas teorias, pois utiliza de temas como a viagem no tempo e universos paralelos. Não tem porque eu falar sobre cada uma dessas teorias, já que existem diversos sites explicando elas. Inclusive, o site Canto dos Clássicos fez um post explicando perfeitamente a "teoria aceita" sobre o filme, clique aqui para ver.

Mas vamos falar do livro, lançado pela Darkiside Books, que, como sempre, fez um trabalho incrível.
O livro possui capa dura e páginas cheias de detalhes e perfeitamente ilustradas. Contém fotos oficiais e letras das músicas da trilha sonora do filme espalhadas por entre os capítulos. Todos os fãs do filme ficariam felizes em tê-lo na sua estante... Sério, ele é maravilhoso!

Resenha do livro Donnie Darko | Blog Mente Viajante

Resenha do livro Donnie Darko | Blog Mente Viajante


O prefácio foi escrito pelo Jake Gyllenhaal, ator que fez o Donnie Darko no filme. E logo após, tem uma entrevista com o diretor da história, Richard Kelly, onde ele fala sobre como foi dirigir o filme, de onde tirou suas ideias e quais foram as suas inspirações. Na entrevista, também conta um pouco sobre a sua infância e adolescência, e todo o caminho que trilhou até começar a criar a história do filme. Essa, talvez seja a parte mais interessante de todo o livro para os fãs.
"O livro não é melhor que o filme. O livro é o filme!" Antônio Tibau 
 Não tem como falar do livro sem estar falando do filme, já que o livro é o próprio roteiro de Donnie Darko. É uma leitura diferente, mas muito interessante e esclarecedora.
No filme nós vemos a perspectiva dos personagens em meio a toda aquela loucura, enquanto no livro mostra como tudo foi criado. Rico em detalhes, possui trechos essenciais do livro da Vovó Morte (Roberta Sparrow).
"Rezo para que isto seja apenas uma obra de ficção. Se não for, rezo por ti, leitor deste livro." Roberta Sparrow 
Esse livro é essencial para entender e se aprofundar melhor na história de Donnie Darko. Então, se você é fã do filme e tem curiosidade em saber como foi todo o processo de realização do mesmo, eu recomento muito ler ele!
"Desde o começo, sempre tentei criar coisas que eu queria ver, mas que nunca tinha visto." Richard Kelly

18 comentários:

  1. Nossa, adorei a capa do livro!!
    Parabéns pelo blog Lya!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre torcemos por um mundo melhor. E ele será melhor com pessoas como você. Um acréscimo ao mundo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Que livro mais lindo e super completo com essas imagens e informações, e eu comecei a ver o filme, mas não terminei. Mas com certeza irei voltar a ver e irei lê-lo, ahahah, depois quero conhecer as teorias! Parabéns pela resenha!

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ❤ E termine, sim. Você não vai se arrepender haha!

      Excluir
  4. Oiii Lya! Ainda não assisti o filme, mas pretendo! Depois que esse livro lançou fiquei com uma curiosidade, e essas imagens que tem no livro são perfeitas *--* Amei o seu blog e já estou seguindo para não perder mais nada :D

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu fiquei bastante curiosa ao ler sua resenha já que recentemente um amigo meu estava me falando sobre o filme Donnie Darko. Realmente é muito confuso! Mas acredito que a DS fez um ótimo trabalho ao publicar o livro e deixar os fãs mais perto de uma obra física. Eu adoraria lê-lo!
    Beijo. Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é bem confusa mesmo, mas o livro ajuda muito a entender essa complexidade toda haha! Leia sim, beijos <3

      Excluir
  6. Eu fiquei apaixonada pelo filme, quando eu vi essa edição maravilhosa da Darkside Books tudo que eu senti foi: PRECISO!

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou do filme vai amar ainda mais o livro, Vaneza! Ele é lindo mesmooo, beijos <3

      Excluir
  7. Não sei se concordo ou concordaria com essa possibilidade, mas talvez somente em pensar possa eu tentar enter-me melhor. ;)

    ResponderExcluir