domingo, 18 de dezembro de 2016

Resenha | Livro: Mil Dias em Veneza

Resenha do livro Mil Dias em Veneza | Blog Mente Viajante

Título original: A Thousand Days in Venice
Autora: Marlena de Blasi
Tradução: Fernanda Abreu
Número de páginas: 232
Editora: Sextante

Mil Dias Em Veneza foi o livro que eu mais demorei para terminar: Quase um ano.

É claro, não fiquei um ano inteiro tentando ler essa história, o que aconteceu foi o seguinte: Achei esse livro perdido no meio das promoções da Americanas, se eu não me engano ele estava por R$10,00 apenas!!! Na mesma hora peguei para ler a sinopse e me apaixonei pela história.

Era fim de ano e eu estava quase indo viajar, então comprei o livro no intuito de ser o meu passatempo para ler durante a viagem e enquanto esperava no aeroporto. Porém, não foi isso o que aconteceu. Passei meu tempo fazendo tudo (comendo, ouvindo música, conversando), menos lendo o livro. Nas semanas seguintes tentei por diversas vezes iniciar a leitura desse livro, mas não conseguia sair das primeiras páginas. Sabe quando você não está nenhum pouco na vibe da história?

Voltei de viagem, vários meses passaram e apenas algumas semanas atrás comecei a ler o livro de verdade. Então, sem dúvidas esse foi o livro mais demorado da minha vida, apesar de ter poucas páginas. Mas... Vamos a resenha?

Resenha do livro Mil Dias em Veneza | Blog Mente Viajante

A história conta sobre Marlena (sim, a própria autora), que trabalha como chef e crítica gastronômica e sempre teve resistência para visitar Veneza. Porém, por causa do seu trabalho, não pode adiar muito essa viagem.... E o que ela mais temia aconteceu: ficou completamente seduzida pela cidade.

Desde a sua primeira visita à Veneza, Marlena sentia que sempre estava indo a um encontro. Até que, em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela conheceu Fernando, um veneziano que a tinha visto um ano antes passeando pela cidade e se apaixonado pelo perfil do seu rosto.

Para ele, Marlena era a mulher por quem sempre tinha esperado. Amava ela desde o primeiro momento que a viu.
Para ela, Fernando era um estranho e não conseguia entender como ele podia sentir tudo isso sem conhece-la de fato. Mas aos poucos, também foi se apaixonando por ele.

"Tudo o que eu sabia era que, quando olhava para você, não sentia mais frio. Não sentia mais frio."

Algum tempo depois, decidiu largar toda a sua vida (casa, trabalho, filhos) nos Estados Unidos e ir morar com Fernando, em Veneza.

"Limpar as ervas daninhas, esfregar e cavar até a China."

Claro que essa mudança não foi nada fácil para Marlena. Foi difícil para ela se familiarizar com a nova cidade e fazer novos amigos... Sem falar que nenhum dos dois falava muito bem o idioma do outro e tinham estilos de vida completamente diferentes. Mas o amor é capaz de tudo, e com o tempo eles conseguiram criar uma relação maravilhosa!

"De acordo com o que ela me disse, essa é a hora mais difícil para mentir para si mesmo, às três da manhã."

Em Mil Dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida. 

"Mas, pensando bem, na nossa história não houve um só ato prudente."

Não acho que a culpa dessa demora toda para terminar a leitura tenha sido porque eu estava ocupada, quando o livro é maravilhoso a gente sempre consegue achar um tempinho para ler né?! Confesso que Mil Dias Em Veneza não me conquistou nem um pouco nas primeiras páginas e foi bem difícil para mim fazer a leitura fluir.

A narrativa é bem lenta e arrastada. A autora detalha completamente cada situação, enchendo páginas e páginas para explicar um mesmo assunto. Algumas pessoas gostam de leituras nesse estilo, mas eu particularmente não tenho muita paciência. Em vários momentos do livro senti vontade de pular umas páginas, mas se eu fizesse isso me sentiria culpada por não ter lido o livro INTEIRO, então... Me forcei a ler.

Mas juro, o livro não é ruim. De jeito nenhum! Tirando as partes lentas e monótonas da história, o livro é um belo guia turístico da cidade de Veneza com muito romance e gastronomia.

A autora utiliza várias palavras italianas e escreve seus significados, o que nos aproxima ainda mais dos personagens e da cultura da Itália.

No final do livro tem várias receitinhas que foram mencionadas ao longo da história. Eu simplesmente amei essa parte e já quero testar várias!


Também nas últimas páginas tem um guia romântico de Veneza, falando sobre os melhores lugares para visitar e o que pedir em cada um deles.

Resumindo: O livro é uma belíssima história de amor, com muita comida, bebida e paisagens maravilhosas.

É impossível não ficar morrendo de vontade de arrumar as malas e viajar para Veneza assim que o livro termina. Se as primeiras páginas não foram capazes de me encantar, o resto do livro foi capaz de fazer eu me apaixonar por Veneza, mesmo sem nunca ter ido para lá.

No geral, o livro é bom e eu recomendo para quem gosta de uma narrativa mais lenta, se interessa pelo mundo da culinária, e claro, gosta de romance!

31 comentários:

  1. Olá!
    Eu não conhecia o livro e fiquei bastante em dúvida se iria lê-lo.
    Não gosto muito de livros descritivos. Contudo, gostei do fato do livro falar sobre a cidade de Veneza e trazer algumas receitas - amo comer rsrsrs.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o livro é ótimo para quem gosta de narrativas bem descritivas... #amamoscomer hahah beijo <3

      Excluir
  2. Oi! Que livro maravilhoso! Eu acreditei que ia ser um daqueles bem chatinhos, já que você demorou muito para ler, mas fiquei impressionada com a premissa dele e também com a gama de coisas que ele agrega. Adoraria ler!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa, um ano lendo um livro? Isso é tempo demais para mim.
    Curti as suas impressões e achei legal você ainda indicar o livro. Pelo que percebi, essa lentidão na obra é algo que parece estar enraizado e faz parte da trama. Ela tem uma temática interessante que chamou minha atenção, mas não é algo que compraria já e tampouco começaria e ler imediatamente.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi tempo demais para mim também :/
      É exatamente isso, forma uma harmonia com a história... Porém tem que ter paciência haha beijos <3

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Adoro um livrinho de romance, então acredito que eu vá gostar dessa estória. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ois, tudo sim. Fico feliz que tenha gostado! Beijoss <3

      Excluir
  5. Olá, que legal sua resenha! Achei o livro bem romântico, e parece ser uma boa história.
    Um beijo e sucesso.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Lya
    Como sempre mara sua resenha!
    Eu não saberia descrever tão bem o que senti ao ler.
    Eu estava com a expectativa lá nas alturas qd recebi o livro. Ameeeei a capa e o plot, mas qd comecei a ler guria não me animava para continuar a leitura 😑 te juro que me dava sono.
    A história é boa, mas a narrativa é muito arrastada.
    Tb não consigo deixar um livro abandonado, me sinto culpada e penso o tempo todo que vai melhorar.
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lya passando pra te desejar um Felizzzzzzzzz Natal e um Ano Novo cheinho de excelentes novis, muito amor, felicidades e sucesso!
      Bjs Luli
      https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Oii Luli! Como sempre um amor seus comentários né?! Haha, muito obrigada!! Pois é, esse livro me deu sono várias vezes também :/
      Feliz natal para você também e um 2017 cheio de coisas maravilhosas!! Beijoooo <3

      Excluir
  7. Oi Lya, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas confesso que parece ser o tipo de livro que eu leria e amaria facilmente! Fiquei bem curiosa e animada pra conferir. Amor e comida numa história só é tudo de bom <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oláá! tudo be,?
    Huumm me interessei pelas receitas! heheh
    Mas sabe que não tenho paciência para livro assim arrastado também não.. Vivo deixando um livro na cabeceira rodando por anos e lendo outros no lugar até ter saco para voltar..
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh! esqueci de te falar que finalmentee respondi aquela tag que nos indicou! heeh muito obrigada pela indicação! ^^

      Excluir
    2. Eu me sinto super culpada por abandonar os livros, mesmo que eu não tenha gostado hahaha
      Já vou passar no seu Blog para conferir o post! *-*
      Beijos <3

      Excluir
  9. ooi ainda não conhecia o livro, e concordo com você na questão de fluir a leitura, ainda mais com a narrativa lenta acaba sendo um poucomais chatinho de ler !
    beeijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia, gostei da resenha, ta anotadinho aqui pra quando sobrar um tempinho rs

    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lya!
    Também não sou fã de leituras muito detalhadas assim e fujo de livros que me lembram desse estilo, então confesso que não fiquei com muita vontade de ler esse livro. Entretanto, sua resenha está ótima e fico feliz que, no fim das contas, você conseguiu terminar a leitura! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Bea. Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obrigada pela visita, beijos <3

      Excluir
  12. Ahhh, eu sou assim igual você: não tenho muita paciência pra histórias arrastadas e exageradamente detalhadas, eu sempre acabo demorando horrores pra finalizar a leitura... Mas fora isso, a história parece ser muito bonita! Gostei da resenha ^^
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
  13. Oieee!
    Bom, em 2011 eu comprei esse livro. Estamos quase em 2017 e ele está exatamente do mesmo jeito quando o comprei: embalado na estante. Acho que vou dar de presente, porque tenho certeza que não vou ler. Após tantos anos ali, ele ficará ali, hahaha.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Melhor dar de presente para alguém que se vá se interessar mesmo ;p
      Beijo <3

      Excluir
  14. Não conhecia o livro, porém, os trechos são lindos e a permissão não é ruim porém isso de tornar a leitura arrastada é bem desanimador. Gosto de passagens fluidas, e não sou fã de descrições exageradas.

    Beijos, Carol
    Blog com V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bota desanimador nisso! A história é realmente um amor, mas é para quem curte esse tipo de leitura mesmo... Beijo <3

      Excluir